Aprenda a falar de você na entrevista adotando estas 5 formas

Publicidade

Está em dúvida sobre como falar de você na entrevista de emprego? Essa é uma dificuldade recorrente entre muitos candidatos.

Todo o processo foi bem tranquilo, mas na hora que o recrutador pede para o candidato falar um pouco dele, parece que o mundo para. Isso geralmente acontece porque a pessoa não se preparou de forma eficiente antes do processo.

Para saber falar de você na entrevista é necessário fazer alguns exercícios antes do processo seletivo em si. Dessa forma, será mais fácil elaborar a sua resposta, de maneira a impressionar o colaborador.

Confira abaixo algumas dicas:

 

1.   Faça uma avaliação sobre suas principais conquistas profissionais

Ao falar de você na entrevista é importante citar as principais conquistas profissionais. Contudo você também não pode perder um tempão apenas nesse ponto.

Por isso, um dia antes da entrevista faça uma avaliação completa da sua carreira. Determine quais conquistas são mais relevantes para a vaga em si.

 

2.   Ressalte seu conhecimento acadêmico relacionado a área da vaga

Um erro muito comum entre os candidatos é usar todo o tempo da entrevista de emprego falando ponto a ponto da experiência acadêmica. Você não precisa falar sobre tudo.

O ideal é citar apenas os conhecimentos e experiências relacionados a vaga. Por exemplo, se a vaga é para o departamento de administração, de nada adianta citar um curso de atendimento ao cliente, por exemplo.

Publicidade

 

3.   Citar de 3 a 4 habilidades relevantes ao falar de você na entrevista

Mais uma das dicas sobre como falar de você na entrevista é citar habilidades e competências relacionadas a vaga. É recomendado que você cite até quatro.

Passar muito tempo enumerando essas características não é adequado, pois você também precisa falar da sua experiência e até mesmo de hobbies.

Além disso, você também deve justificar a sua resposta. Fale de pontos da sua carreira que comprovem a sua habilidade. Dessa forma o recrutador poderá avaliar melhor o seu perfil.

 

4.   Mencionar metas que pode ajudar a alcançar

Também é possível falar de você na entrevista citando metas que deseja alcançar ou objetivos da empresa que pode ajudar a concretizar. Esse tipo de informação é muito valorizada pelos recrutadores.

Isso porque ela demonstra que você pensa no futuro, e que está planejando ficar um bom tempo na empresa, caso seja contratado. Cada vez mais as empresas valorizam funcionários que demonstram interesse em “fincar raízes.

 

5.   Cite algumas razões do porquê você deseja trabalhar no empreendimento

Por fim, uma excelente forma de falar de você na entrevista e ainda impressionar o recrutador e citar algumas razões do porque você deseja trabalhar na empresa. Mas, não basta dar respostas subjetivas.

Estude com antecedência a instituição e veja realmente que pontos ela tem em comum com o seu perfil. Uma boa alternativa é falar da cultura organizacional dela.

Com essas dicas simples, falar de você na entrevista se tornará mais fácil. Através delas será possível se preparar com calma e dar uma resposta que demonstre o seu perfil profissional.

Publicidade