Entrar para o grupo de desempregados sempre foi um verdadeiro pavor para muita gente, siga nossas dicas essenciais para recolocação profissional, e veja os resultados positivos em sua carreira profissional.
Se você passa por esse momento ou conhece alguém que enfrenta determinado fase, acompanhe este artigo e saiba que através de estratégias e organização é possível sim recolocar-se no mercado além de dar um “Up” na vida profissional.
Contudo, a recolocação se torna rápida e fácil quando há foco e persistência no plano para voltar à ativa!
- Reorganize as finanças
Sabemos que a temida demissão abala não somente a vida emocional, mas principalmente a financeira do profissional. Portanto reorganize as contas de maneira cautelosa e prepare-se para ficar um período mais longo sem emprego, saiba que esta é só uma precaução financeira.
Assim não correrá tantos riscos e não se desesperará facilmente.
- Reveja os objetivos profissionais
O tempo em casa servirá para refletir toda a sua vida profissional, pondo em conta seus aprendizados e conquistas.
Não se esqueça das experiências obtidas, principalmente as boas, elas o farão ter postura positiva.
Posteriormente determine o que deseja para sua carreira daquele momento em diante, idealize metas e foco profissional antes de por o seu currículo no mercado.
- Currículo atualizado
Em primeiro lugar dedique-se no upgrade do seu CV (currículo).
Destaque os resultados obtidos e depois disso atualize e alimente a redes sociais e profissionais como o Linkedin.
Vale também adaptar o currículo para destacar as experiências mais importantes que condizem com determinada vaga.
- Mantenha presença em palestras e cursos
Aproveite o tempo “ocioso” a seu favor. Participe de cursos do seu ramo, esteja presente em palestras e eventos do seu interesse.
Além de expandir seus contatos e conhecimento, buscar conhecimento no período em que esteve longe do mercado, isso trará uma visão positiva para sua imagem profissional.
- Seja o personagem principal
Fuja do vitimismo. Esqueça a falsa ideia de que a vida é injusta, que você foi o escolhido para ser lesado ou que alguém tem culpa pela sua demissão, exceto você.
Novos tempos chegaram e é hora de olhar para frente, tomar a frente de toda e qualquer situação e liderar as mudanças na sua vida profissional. Seja positivo, dono do seu destino. Essa atitude é perceptível e bastante valorizada por entrevistadores.
Contudo, se estiver desempregado por uma falta de conhecimento, competência ou habilidade, essa é a hora de se preparar para não passar mais por isso.
- Evite os clichês das frases feitas
“ Eu trabalho muito”, “dou meu suor para empresa”, “meu chefe sabe que pode contar comigo a hora que for”, “sou muito perfeccionista”, “ e muitas outras frases do tipo precisam ser barradas, não só na entrevista como no currículo principalmente.
Além de clihcê, esse tipo de comentário não valoriza seu potencial.
Seja simples e sincero, assim no currículo como na entrevista, mostre aquelas principais características que te destacam. Ressalte qualidades pelas quais tem sido ou já foi reconhecido pela equipe.
- Seja sincero sobre a demissão
Ocultar determinada informação do entrevistador é a pior atitude que poderá ter em um processo seletivo.
Primeiramente se o recrutador perguntar o motivo pelo qual saiu da empresa seja claro e honesto ao dizer que foi demitido, não há necessidade de detalhes.
Responda exatamente aquilo que lhe foi perguntado, posteriormente se ele procurar saber o motivo seja imparcial e objetivo.
Entretanto se a causa tiver sido uma possível deficiência da sua parte, diga a razão cuidadosamente e rapidamente fale o que fez para mudar esse ponto.
Por exemplo: A empresa passou a exigir que sua função possuísse uma segunda língua como o inglês. Diga na sequencia que já está estudando para possuir esse diferencial. Mais importante: Fale se realmente estiver fazendo isso.
- Pratique Networking
Certamente já deve ter ouvido falar no velho ditado de que “quem não é visto não é lembrado”.
Portanto mantenha suas redes de relacionamentos atualizadas, pratique o contato com conhecidos sempre que puder, mostre seu interesse profissional sempre que possível.
Isso não significa que está pedindo emprego ou indicação.
- Avalie oportunidades temporárias
Surgiu vaga temporária? Abrace-a! A porta de entrada pode estar exatamente ai. Não só para ocupar uma futura posição dentro da própria empresa como aumentar sua grade de experiências no currículo.
- Consulte empresas especializadas (outplacement) e (head-hunters)
Em suma, é possível adquirir o acompanhamento de uma consultoria especializada em recolocação profissional e demissão também.
Contudo, além de ajudá-lo na estruturação do seu novo currículo, assessorias oferecem o acompanhamento em todo o processo. Além de haver a possibilidade de indicar seus clientes a seus parceiros.
É possível contratar esses serviços por conta própria ou procurar por um bom head-hunters.
Preparado para voltar à ativa? Pratique essas simples dicas e sucesso!