Já pensou em trabalhar quatro dias e meio da semana?
Pois é! Os Emirados Árabes Unidos se tornou o primeiro país a decretar a carga de trabalho semanal reduzida do mundo totalizando em quatro dias e meio. A mudança valerá para entidades governamentais bem como para seu banco central.
Contudo, entidades já anunciaram que o final de semana será sábado e domingo. Diferentemente de outros países árabes que o final de semana inicia na sexta e se encerra no domingo.
Entenda mais sobre a jornada de trabalho semanal de 4 dias e meio
A mudança permitirá que funcionários trabalhem pouco mais de 4 horas na sexta-feira até o meio-dia. Consequentemente, no período da tarde será possível realizar orações no dia considerado bastante importante na comunidade religiosa. Além disso, a nova semana de trabalho visa disponibilizar qualidade produtiva e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
A nova carga de trabalho semanal passará a valer em 1º de janeiro de 2022 e possui objetivo de tornar o país mais interessante para investidores estrangeiros que seus dias úteis são vinculados aos demais mercados mundiais.
E as escolas públicas e empresas privadas?
Lideranças informaram que escolas públicas também seguirão a nova modalidade semanal. Contudo, o setor privado poderá escolher sua própria opção de semana de trabalho. Afinal, dependendo do setor em que a empresa atuar valerá analisar a nova adaptação e assim refletir em resultados positivos para o negócio.
O intuito é que um fim de semana mais longo resulte em melhoria de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Então, o que achou da novidade? Você se adaptaria a este modelo de trabalho? Já pensou em ter a tarde de sexta-feira livre? Deixa seu comentário aqui e compartilha este artigo com quem também pode gostar dessa novidade!
Jornada de trabalho no Brasil
De acordo com a lei da Constituição da República, aqui no brasil, a jornada de trabalho semanal é de 44 horas por semana. Além disso, nosso salário mínimo também não é lá dos melhores, por isso a dica é que se estude bastante para que tenha um salário digno de sua competência.