O que é banco de dados? Saiba mais sobre o segmento tecnológico que possui grande tendência aos profissionais da área e como destacar-se no mercado

Sabemos que a revolução dentro do setor tecnológico vem nos proporcionando experiências incríveis em prol a melhoria da humanidade de modo geral. Graças a ela tomada de decisões baseada em dados tem se destacado dentre tantos benefícios, pois antes desses dados serem interpretados eles são armazenados. Sendo assim, as informações de hábitos de consumo de um cliente até informações referente à produtividade de uma equipe deve ser guardada com proteção e fornecida por um banco de dados.

Publicidade

Contudo, antes de detalharmos o que é não podemos deixar de frisar que a proteção do banco de dados é de extrema necessidade porque grande parte das informações contidas em um bando de dados são as que orientam importantes decisões de renomadas empresas e, além disso, são confidenciais. Ou seja, imagine um banco não proteger seus dados referentes às transações de seus clientes, bem como dados pessoais e muito mais! Bom, se você é um de nossos leitores tecnológicos, atua na área ou pretende atuar acompanhe este artigo. Pois elaboramos um conteúdo onde será abordada a diferença entre dados e informações e posteriormente como este fator pode influenciar a vida de profissionais da tecnologia.

Você sabe a diferença entre dados e informação?

Acima de tudo, é mais que importante abordarmos a diferença entre banco de dados e informações. Afinal, ainda que ambos os termos sejam utilizados na linguagem popular com uma definição única, quem deseja aprofundar-se no setor tecnológico precisa saber das suas diferenças. Portanto, atente-se a essa importante dica: os dados são fatos em sua forma geral, primária sem detalhamento ou especificações. Posteriormente a isso, as informações são grupos de dados, minuciosamente organizados de maneira que transmite uma mensagem detalhada.

Publicidade

Por exemplo, o número 211,7 milhões é um dado. No entanto, quando dizemos que o Brasil possui atualmente 211,7 milhões de habitantes, estamos nos referindo a uma informação. Ou seja, é essencial entender essa diferença, pois o trabalho dos profissionais da tecnologia é bastante relacionado a ela.

Mas afinal, o que é banco de dados?

Vamos ao ponto principal! O banco de dados pode ser considerado pilastra principal de todos os conjuntos de dados, que ali são armazenados no mesmo local e que quando organizados, fornecem aos profissionais informações de importante relevância. No entanto, a explicação parece ser simples, porém existem muito mais detalhes por  trás disso tudo. Veja só, um fácil exemplo para se dimensionar tamanha grandeza da função de um banco de dados.

Sabe aquele “livrão” antigo, que tinha ali centenas de telefones comerciais e residenciais, mais conhecido como lista telefônica. Aquele é um banco de dados das antigas! Posteriormente, com a evolução tecnológica constante o formato deste banco também está evoluindo.

Quais são as linguagens modernas?

Depois disso, todo banco de dados atual é gerenciado por um SGBD (Sistema Gerenciador de Bandos de Dados) que em outras palavras, são softwares utilizados para administrar a base de dados. No entanto, para que tudo isso aconteca, o SGBD precisar usar uma linguagem + SQL (Structured Query Language) ou em língua portuguesa: Linguagem de Consulta Estruturada +. Confira a seguir as linguagens mais usadas no mercado atual:
Oracle: uma das linguagens mais antigas criada na década de 70 que permanece ativa nos dias atuais;
MSQL: sistema criado Hughes Technologies que possui foco no uso eficiente da memória;
SQL: uma das mais populares linguagens de programação;
Microsoft Access: SGBD que acompanha o Pacote Office;
FirebirdSQL: possui código fonte aberto e está presente na maioria dos sistemas Unix;
MySQL: software livre com código fonte aberto.

Afinal, como tudo isso pode influenciar a vida dos profissionais da tecnologia?

Bem como citamos no começo deste artigo, os bancos de dados são geridos por softwares, certo! Pois bem, quem os desenvolve? Cuida do seu constante aperfeiçoamento? E a segurança dessa grande estrutura? Para todas essas perguntas e algumas outras a mais a resposta é: profissionais da tecnologia. Em outras palavras, isso significa que toda essa estrutura segura para tomada de decisões com base em dados representa um grande leque de oportunidades para quem almeja fazer parte do setor tecnológico.

Portanto, se você se deparar com uma dessas renomadas empresas que baseiam suas decisões em dados sólidos e comprovados, acredite, ela valorizará quem faz parte desse setor tecnológico. Em outras palavras, o sucesso profissional é garantido para estes profissionais.
Você almeja esse caminho?

Então, você se familiarizou com a profissão? Entendeu a importância do banco de dados em nossas vidas e gostaria de fazer parte desse time de profissionais que possuem tamanha importância no mercado?  Não perca tempo! Busque informações e cursos na área como no tópico que citamos acima sobre as linguagens.

Outra dica perfeita é dar o primeiro passo diretamente nos cursos oferecidos como treinamento popular pela Microsoft. Acesse aqui e saiba mais. Valerá muito a pena, boa sorte!