Para manter-se informado: O que mudará no novo ensino médio em 2022?

Mudanças no ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil passarão a valer em 2022 através da lei que rege o Novo Ensino Médio no país. A lei estabeleceu mudanças consideráveis no ensino médio aumentando o tempo mínimo do aluno na escola de 800 para 1000 horas anuais redefinindo então novas grades curriculares.

Publicidade

Consequentemente, uma das principais mudanças é que o estudante deverá cumprir os Itinerários Formativos já que sua carga horária na escola será maior. Portanto, para entender o novo formato educacional brasileiro acompanhe este artigo e informe-se sobre todas as mudanças a partir de 2022.

Publicidade

O que são Itinerários Formativos?

Primeiramente, vamos entender uma das principais mudanças do Novo Ensino Médio. Afinal os itinerários formativos são um conjunto de disciplinais optativas, ou seja, escolhidos pelo próprio estudante. Assim, o jovem poderá escolher em qual área deseja aprofundar os estudos conforme a especialidade disponível em cada instituição de ensino. Pois, as redes de ensino poderão definir quais das especialidades oferecerão. Contudo, sabe-se que são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Tecnologias;
  • Formação Técnica e Profissional;
  • Matemática;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Posteriormente, na prática o aluno terá as quatro disciplinas em sua grade distribuídas por semestre ou ano. Depois disso, escolherá por um na qual possui mais interesse para se aprofundar.

Projeto de Vida

No novo modelo de ensino médio o Projeto de Vida, visa auxiliar o jovem a entender o que deseja seguir. Através de espaços para determinados assuntos, debates e diálogos a escola terá o papel de orienta-lo mostrando as possibilidades de sua escolha.

Embora, não tenha sido especificado qual profissional exercerá a função de orientação dentro da escola como um psicólogo ou profissional especializado o projeto afirma que trabalhar no desenvolvimento do projeto de vida de jovens estudantes é extremamente fundamental.

Dúvidas Frequentes

Quais os benefícios desta nova modalidade educacional?

O novo ensino média  tem como objetivo fortalecer e posicionar de forma positiva o protagonismo do jovem no mundo estudantil e principalmente no mercado de trabalho. Afinal, a permanência na escola e absorção de conteúdos que o fazem conhecerem e entender o que desejam seguir o prepara para o mundo pós-escola.

A formação técnica e profissional oferecerá certificado?

Sim. Juntamente com a carga horária do ensino médio o jovem poderá optar por uma formação profissional e após os três anos de estudo  o sistema de ensino o certificará no ensino médio e curso técnico ou profissionalizante em que escolheu.

Com as mudanças na carga horária, qual o tempo médio do aluno dentro da escola?

Conforme citado no início do artigo, até 2024 o novo ensino médio passará de 800 para 1000 horas anuais. Consequentemente, estima-se que a carga horária do aluno dentro da instituição alcance progressivamente 7 horas diária.

Conclusão

Embora algumas informações não estejam determinadas, o governo almeja melhoria na geração que fará a diferença quando o plano educacional nacional possui o objetivo de preparar e tornar o jovem capacitado em todos os aspectos para o mundo depois da escola.  Afinal, enfrentar o mercado de trabalho com capacitação profissional ou conhecimento aprofundado em determina área com toda a certeza fará a diferença. Então, o que você achou da mudança? Deixa seu comentário aqui e não deixe de compartilhar este artigo.