Você sabe a diferença entre Estágio e Aprendiz Legal? Saiba tudo sobre os programas do CIEE

Sabemos que o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) oferece aos participantes de seus programas cursos de formação como os do SENAC, por exemplo. Posteriormente, também disponibiliza os serviços de estágio e Aprendiz Legal aos jovens que procuram pela sua primeira oportunidade de emprego. No entanto, é muito comum que a dúvida surja ao diferenciar os dois programas. Você sabe o que os tornam distintos?

Publicidade

Elaboramos este artigo para que nosso leitor interessado em ingressar no mercado de trabalho por meio desses programas entenda a diferença entre os programas que podem abrir portas para uma carreira de sucesso! Acompanhe!

Afinal qual a diferença entre Estágio e Aprendiz Legal?

Acima de tudo, é importante entender que os programas possuem o mesmo foco em inserir o jovem inexperiente no mercado de trabalho de maneira segura e legal, disponibilizando ao participante do programa conhecimento e bagagem para a jornada profissional.

O estágio é uma ação educativa escolar supervisionada que acontece no ambiente de trabalho. O intuito deste modelo educacional é somar conhecimento trazendo experiência na formação do estudante.

Posteriormente, o aprendiz legal segue uma linhagem diferente, porém com o mesmo intuito. Pois, o programa possui foco na preparação e inserção do jovem no mercado com base na Lei da Aprendizagem. Ou seja, o estágio é direcionado à jovens que possuam 16 anos ou idade superior que estejam cursando ensino médio, técnico ou superior. Posteriormente o programa aprendiz é direcionado aos jovens com idade entre 14 e 24 anos de idade que estejam cursando,  finalizado ou finalizando o ensino médio.

O estágio…

No estágio, o estudante possui a oportunidade de praticar o conhecimento adquirido em sala de aula e consequentemente vivencia o dia a dia da profissão em que escolheu atuar.

Publicidade

Portanto, este é um processo pedagógico que ao mesmo tempo faz com que o estagiário viva de perto a realidade da profissão. Posteriormente, é importante lembrar que para poder estagiar é preciso possuir idade igual o acima de 16 anos, possuir RG, CPF e estar matriculado nos cursos de ensino médio, educação profissional ou superior com frequência regular comprovada pela instituição.

Aprendiz Legal…

O aprendiz legal é o programa de aprendizagem que prepara e inseri o jovem no mercado de trabalho com aparato na Lei da Aprendizagem.  Este modelo educacional busca mostrar à sociedade que a inserção dos jovens mesmo inexperientes no mercado de trabalho é uma opção inteligente que traz não só para as empresas como para os jovens um plano de carreira com futuro promissor.

Para participar do Aprendiz Legal os candidatos devem possuir idade entre 14 e 24 anos e estarem cursando o ensino fundamental ou médio.

Qual a duração dos programas?

O tempo máximo do estágio é de 24 meses, ou seja, dois anos. No entanto, há exceção para estagiários que portem alguma deficiência. Portanto, nesses casos o tempo pode ser prolongado.

Já no programa aprendiz legal o tempo de contratação pode variar de 11 a 23 meses. Em outras palavras, de um ano e um mês até um ano e onze meses. Esse tempo dependerá da carga horária estipulada pela empresa e praticada pelo aprendiz.

Como se candidatar às vagas de estágio ou aprendiz legal?

Para concorrer às vagas de estágio ou aprendiz legal é preciso acessar o canal oficial dessas vagas no site oficial do CIEE. Consequentemente, realizar um cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Depois disso, será possível visualizar sempre que quiser as vagas disponíveis e candidatar-se nas mesmas em que se encaixarem com o seu perfil.

Agora que você já sabe a diferença dos programas, já sabe em qual vai se candidatar? Não perca tempo e aproveite as oportunidades em ingressar no mercado de trabalho. Sua entrada é feita por meio de programas que farão toda a diferença em sua vida profissional. Boa sorte!

Publicidade