Algumas razões pela qual você NÃO conquistou a vaga de emprego

Publicidade

Primeiramente vamos combinar que toda entrevista de emprego, é absolutamente única independente do seu resultado, e para nao correr o risco na hora de conquistar a vaga de emprego, veja abaixo algumas dicas.

Ao decorrer de um processo seletivo existem inúmeros alamentos diferentes em jogo, os mesmos impossíveis de prever como resulta. Ainda que a entrevista tenha sido ótima e você tenha apresentado um CV digno de exemplo.

A questão é: essas informações não chegarão até você.

Na maioria das vezes os contratadores não fornecem o feedback do seu desempenho e o motivo de você não ter sido selecionado para a vaga.

Portanto se você já passou pela experiência de uma rejeição de vaga, confira abaixo alguns dos possíveis motivos:

·         O seu currículo não te vendeu

No atual mercado acirrado, o seu CV precisa te ressaltar em meio a milhões.

Ainda que nele tenha um ótimo conteúdo citado, é possível que ele seja ignorado.

Um currículo bom é a conciliação de relevantes habilidades e experiências com descrição clara e objetiva. Não ponha muita coisa e lembre-se de atualiza-lo a cada nova entrevista.

·         Suas motivações podem não terem sido devidamente claras

Acima de tudo lembre-se que o recrutador recebeu centenas de currículos além do seu. Ele procura por convincentes razões para eliminar muitos deles e assim diminuir a seleção.

É possível também que ele se sinta inseguro com as razões do porquê o candidato se candidatou aquela vaga.

Por exemplo, você pode dizer no seu CV mesmo que de forma intencional sua alta qualificação para aquela determinada vaga. Ainda que tenha real e sincero interesse em fazer parte da organização.

Então saiba que nesses casos uma carta de apresentação pode ajudar.

Não aceite ser descartado por não ter tido objetividade no que queria.

·         Você não mostrou o seu real conhecimento

O despreparo para as entrevistas resulta muitas vezes na ausência de demonstração da original extensão da sua sabedoria e experiência.

Afirme-se de que você conheça sobre a empresa e tenha capacidade de dizer como suas habilidades serão uteis e produtivas para ela.

Além disso, possua na ponta da língua bons exemplos caso seja solicitado falar assuntos específicas em que obteve impacto positivo.

Publicidade

·         Falta de positiva compatibilidade com o time

Consequentemente se não houver de modo legal e positivo com os que já fazem parte da empresa tende a dificultar todo o processo.

Contudo, você pode não ter cometido um erro, mas pode não ter se saído tão bem com o seu entrevistador.

No entanto, obter incríveis habilidades de comunicação e um comportamento amigável e de confiança sempre lhe direcionara para boas equipes e bons caminhos.

·         Não demonstrou tanto interesse

Pode não parecer óbvio, mas é possível que candidatos não demonstrem seu real interesse, sincero querer em fazer parte da equipe.

Da mesma forma isso pode resultar em maus resultados, pois é de extrema importância mostrar entusiasmo.

Aqui vai um exemplo: Se tiver dois candidatos parecidos na disputa pela mesma vaga, o entrevistador se baseará no comportamento daquele em que mais transparecer sincero entusiasmo. Ele escolherá aquele que mais lhe cativar. Acredite!

·         Um concorrente mais experiente

É possível sim que as coisas simplesmente fujam do seu controle.

Você pode apresentar um forte CV e ter se saído de forma excelente na entrevista, e a concorrência ainda assim pode ser mais forte.

Na maioria das vezes resume-se na experiência do setor, em outras palavras, apareceu um concorrente que tenha maior desempenho numa companhia diferente do mesmo segmento.

Portanto, no atual momento econômico dos pais, empregadores optam por contratar profissionais do mesmo setor para não correrem o risco de somar uma mão de obra que não conheça as atividades da vaga. Esse fator é limitante para a empresa.

Contudo, não deixe isso abalar a confiança que existe dentro de você.

·         Talvez suas experiências podem não ter atendido os critérios solicitados

Em suma se você não foi aprovado em uma entrevista, existe a possibilidade de seu currículo não ter atendido aos critérios da vaga.

Certifique-se sempre de que atende os critérios necessários como experiência em determinado setor ou qualificação acadêmica ao se candidatar.

Leve as dicas com você na próxima inscrição de vaga, prepare-se, aplique-as, não desista e boa sorte!

Publicidade