Como manter seus documentos e papéis organizados com essas dicas infalíveis

Publicidade

Se você quer se tornar mais produtivo em 2019, saber como manter seus documentos e papéis organizados é um cuidado indispensável que precisa ter.

Pode não parecer, mas geralmente as pessoas perdem muito tempo quando suas coisas ficam desorganizadas. Fazer a declaração de imposto de renda, por exemplo, pode se tornar um problema se você não tiver todos os comprovantes organizados mês a mês.

Para lhe ajudar a evitar esse tipo de problema na sua vida, separamos nesse post, algumas dicas sobre como manter seus documentos e papéis organizados. Confira!!!

Como manter seus documentos e papéis organizados: Categorize tudo por cores!

Nós geralmente conseguimos encontrar as coisas mais facilmente quando elas estão identificadas. Por isso, nossa primeira dica para manter documentos e papéis organizados é categorizar tudo por cores.

Crie categorias que façam sentido para a sua rotina. Depois, identifique tudo usando cores. Você pode apostar tanto em pastas como em etiquetas coloridas.

como-manter-seus-documentos-e-papeis-organizados-com-essas-dicas-infaliveis

como-manter-seus-documentos-e-papeis-organizados-com-essas-dicas-infalíveis

Digitalize o que puder!

Aproveite esse momento que você está fazendo um levantamento completo dos seus documentos e papéis e digitalize o que puder. Os arquivos digitais tornaram as consultas bem mais rápidas.

Publicidade

Além disso, você poderá jogar bastante coisa fora tendo os arquivos digitais. Mas cuidado para verificar se não há prazo de guarda para alguns itens, como comprovantes que vão no imposto de renda.

Tenha um lugar especial para memórias afetivas

Aquelas cartinhas das crianças para o dia das mães ou dia dos pais não devem ficar junto com os comprovantes de pagamento de contas. As memórias afetivas como fotos, lembrancinhas, trabalhos escolares e etc precisam ter um lugarzinho especial.

Inclusive, você também pode categorizar esses itens para facilitar na hora de buscar alguma coisa. Você pode, por exemplo, separar as memórias escolares das crianças por ano letivo.

Convites e lembretes de eventos futuros devem estar sempre a vista

Tudo que for acontecer em datas próximas deve ficar em um local a vista. Você pode, por exemplo, colocar um planner na parede da sala ou até mesmo na geladeira.

Caso você tenha escritório em casa, esse é um espaço adequado para instalar um quadro de tarefas e eventos.

Além disso, não deixe de sinalizar quais são as atividades prioritárias, e os eventos mais próximos. Assim você não corre o risco de se perder.

Não tenha medo de eliminar tudo o que for desnecessário

Uma das principais dicas de como manter seus documentos e papéis organizados é não ter medo ou dó de eliminar coisas desnecessárias. Acumular é o grande erro das pessoas.

Aqueles xerox do tempo da sua faculdade? Digitalize e mande os arquivos físicos para a reciclagem. Tem comprovantes com mais de 5 anos? Digitalize também e dê tchau para os físicos.

No caso de arquivos confidenciais, que envolvam dados pessoais ou bancários, o melhor é usar um triturador. Depois você pode mandar todo o papel que foi triturado para reciclagem.

Conclusão

Viu como manter seus documentos e papéis organizados não é uma tarefa difícil? Tudo é uma questão de criar hábitos de organização.

 

Publicidade