De repente tudo parou e uma quarentena forçada por conta do coronavírus nos fez desacelerar de uma semana para a outra não é mesmo! Entretanto apesar do cenário brasileiro e global passar por uma fase ruim não apenas no setor econômico quanto no da saúde, iniciativas de grandes empresas surgem para auxiliar nos decretos impostos por autoridades. Exemplo de um desses decretos é que governantes pedem para cidadãos ficarem em casa para que o vírus não se espalhe cada vez mais.
Consequentemente inúmeras plataformas passam a liberar cursos online totalmente gratuitos para interessados a aprender novas habilidades, crescer profissionalmente, especializar-se na área atuada entre outros intuitos voltados para o conhecimento. Portanto se você se encaixa neste grupo ou conhece alguém, acompanhe esse artigo e o compartilhe, afinal atualmente temos tempo de sobra para aprender. Então confira a seguir as principais instituições que estão a oferecer os cursos:
Profissionalizantes
Escola Virtual Fundação Bradesco
Em primeiro lugar, fundada em 2001 a Escola Virtual Fundação Bradesco vem formando alunos com sua didática diferenciada na área da administração, pedagogia, educação básica, finanças e contabilidade, desenvolvimento pessoal e profissional respeitando o tempo de aprendizado de cada um além de oferecer cursos de informática para deficientes visual. Contudo a plataforma também fornece validação de certificado. Para saber quais cursos estão disponíveis acesse aqui o site oficial da Fundação Bradesco.
Microsoft
Posteriormente a empresa transnacional americana conhecida mundialmente pelo desenvolvimento e fabricação de software de computador, produtos eletrônicos, serviços pessoais entre outros também está oferecendo aulas gratuitas para profissionais de informática e programadores, os cursos ricos em conteúdo com carga horária de até 9 horas estão disponíveis aqui.
FGV (Fundação Getúlio Vargas)
Depois a renomada instituição de ensino superior FGV também está disponibilizando dezenas de cursos grátis na área de economia e finanças, direito, gestão pessoal e empresarial, marketing e vendas com carga horária de até 30 horas de curso. Acesse aqui o site oficial, informe-se e inscreva-se.
Udemy
Para concluir os cursos profissionalizantes a Udemy plataforma EAD (Ensino a Distância) classificada líder global de ensino e aprendizado também dispõe de centenas de cursos gratuitos em diferentes segmentos como: mini curso de inglês, microsoft powerpoint, wordPress, desenhista-autoCad, excel para negócios entrem muitas outras opções, para saber mais acesse o site oficial Udemy, escolha o curso de sua preferência e inscreva-se.
Desenho
Faber-Castell
A grande Faber-Castell também entrou na ação por “Todos em casa” e está oferecendo até o dia 19 de abril diversos cursos como: desenvolvimento de personagens, desenho com emoção, técnica mista com aquarela, galáxias em aquarela, dicas de desenho realista entre muitos outros. Acesse aqui e saiba mais.
Empreendedorismo
Sebrae
Grande parceiro das pequenas empresas o SEBRAE (Serviço de Apoio a micro e pequenas empresas) oferece vários cursos diretamente em seu site além de e-books e jogos. Alguns dos cursos são: gestão financeira, como vender pela internet, marketing digital para o empreendedor, entre outros. Clique aqui e saiba maiores detalhes.
Escola Conquer
A escola de negócios que oferece cursos, especializações e formações práticas também aderiu a seriedade do decreto e está oferecendo mais de 40 cursos na área de negócios atuais voltados para habilidades pessoais e profissionais. Garanta sua vaga aqui.
Starte Se
Considerada a maior startup de educação executiva do país a Startese oferece cursos gratuitos ao vivo para auxiliar no que se deve fazer após a crise que abala o mundo com o intuito de reduzir impactos. Cadastre-se aqui.
Em suma, é importante frisarmos a importância de se qualificar cada vez mais nos dias atuais, não somente pela ocupação do tempo ocioso, mas também como forma de se preparar para a possível crise de desemprego que virá a tona após o momento tão abalado como o que passamos. Em outras palavras, cidadãos mais qualificados possuirão vantagens no mercado de trabalho tão instável.