Você já sabe qual carreira seguir ou possui dúvidas sobre qual curso seguir para uma carreira de sucesso? Faça um teste vocacional e entenda qual é o seu perfil profissional!

É bastante comum que ao finalizarmos o ensino médio a dúvida sobre qual curso iniciar surja rapidamente tornando a decisão um tanto quanto difícil. Afinal, neste período a escolha do futuro fica exclusivamente em nossas mãos, pois estudos apontam que nos últimos tempos os pais passaram a flexibilizar essa decisão dispondo espaço e liberdade de escolha aos recém-formados no ensino médio.  No entanto, a responsabilidade em orgulhar tamanha confiança de quem acredita em você cresce também. Mas e quando a dúvida bater? A indecisão confundir e as opções em mente deixarem de ser importantes?

Publicidade

Bom, a equipe Ideal Empregos elaborou este artigo especialmente para quem está com essa importante decisão em mãos. Seja para quem acaba de se formar no ensino médio, para quem resolveu renovar a profissão em 2021 ou para quem procura por uma segunda faculdade. Portanto, se você acredita que um teste vocacional fará a diferença na sua escolha acompanhe este artigo e confira ótimas dicas para realizar o seu.

Afinal, o que é um teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta que analisa a aptidão do jovem com as áreas existentes no mercado de trabalho. Através deste instrumento é possível constatar a afinidade do jovem com determinada área despertando então interesse motivacional para seguir determinada área.

Publicidade

Posteriormente, o teste também é bastante conhecido como “orientação profissional”, porém com acompanhamento psicológico indicado especialmente para quem passa por transição profissional. A orientação possui objetivo não apenas de avaliar, mas também de disponibilizar suporte em momentos de conflitos e dúvidas mostrando os valores que regem a vida, bem como expectativas e realidade. Sendo assim, as chances de realização profissional são maiores evitando mudanças constantes de curso ou abandono de carreira.

Qual a diferença entre o teste vocacional e o teste de aptidão?

O teste vocacional é considerado uma avaliação mais completa voltada ao perfil profissional de quem o realiza com o intuito de auxiliar na escolha de um curso. Posteriormente, o teste de aptidão torna-se necessário para a comprovação de aptidão de determinado profissional a exercer uma função específica.

No entanto, é bastante comum que vestibulares e concursos solicitem o teste de aptidão para comprovação formal de que exercerão suas profissões e habilidades da melhor maneira possível.

Por que fazer o teste vocacional?

Conforme citamos no início deste artigo, é comum que ao finalizar o ensino médio o jovem não saiba ao certo qual curso seguir, no entanto para outras pessoas essa dúvida surge na jornada de longos anos atuados na mesma área. Por isso, o processo de decisão sobre qual profissão seguir é um tanto quanto complexo e presume que quem está a realiza-lo possua conhecimento de si próprio juntamente com a maturidade para sustentar sua decisão.

Portanto, o teste vocacional é aplicado com o intuito motivacional além do apoio às escolhas para que as mesmas sejam mais assertivas diminuindo o risco de mudança futuramente e aumentando a satisfação profissional.

O teste é gratuito? Onde e como fazer?

Acima de tudo, é possível realizar um teste vocacional gratuitamente sim! Posteriormente, há a opção de fazê-lo com um orientador educacional que terá um custo aproximando de R$80,00. No entanto, é bastante comum que jovens optem pela opção gratuita, afinal o objetivo e o resultado são os mesmos. Portanto, se você deseja realizar o seu teste vocacional não perca tempo e o faça já na página do PRAVALER. Um dos programas pioneiros em crédito universitário privado do país. Basta selecionar as respostas que mais se encaixam no seu perfil e o resultado aparecerá em seguida. Boa sorte!