Pular para o conteúdo

Você sabe o momento certo para começar uma transição de carreira?

    Publicidade

    Atualmente a pratica de transição de carreira, tornou-se bem comum para empresas e funcionários.

    Nos últimos tempos, temos vivido em um cenário de profundas mudanças, por isso, é extremamente importante investir e um estudo que te torne um profissional multifuncional.

    Publicidade

    Afinal essa era uma decisão quase unilateral, o funcionário decidia trocar de zona, aprender, acumular certa experiência, fazer os preparativos financeiros para depois entrar no mercado de trabalho.
    Posteriormente, com o surgimento de startups e empresas de Fintech, essa situação mudou completamente. Os funcionários são convidados a pensar junto com outras áreas e aceitar novos desafios profissionais em seu próprio ambiente de trabalho.
    A explicação para isso pode ser encontrada na geração do milênio, que são jovens entre 22 a 38 anos, que se acostumaram com a multifuncionalidade,  flexibilidade e novidade. Claro, isso afetará sua decisão de carreira.
    Portanto, se você é o leito que se encaixa neste perfil continue acompanhando esse artigo  e confira dicas sobre qual  o momento certo para fazer sua transição de carreira. Acompanhe!

    Publicidade

    Como começar a transição de carreira?

    Primeiramente, é necessário entender o que é a transição de carreira, esse termo significa um movimento onde o profissional quer migrar de área de atuação.
    Ou seja, mudar de função ou até mesmo de profissão. Mas, como não é necessário critérios para esse acontecimento, a ideia desse artigo é auxiliar ás pessoas em transições pequenas ou grandes no âmbito profissional.
    Por exemplo, um advogado atua na área criminalista e deseja fazer uma transação e dar cursos sobre direito no mundo digital, e mostrar tudo sobre sua carreira nesse segmento. Com isso, vemos que a mudança nesse caso está dentro do mesmo campo, que é o direito.
    Entretanto, há também mudanças radicais, por exemplo, um professor da área da música decide que gosta de mexer em programação e automaticamente começa a pesquisar o mercado de TI (Tecnologia da Informação),
    No entanto, é necessário se planejar bastante, pois, entre a antiga área e a nova não existe nada em comum.

    Principais motivos para pensar na sua transição de carreira

    Quando falamos de mudanças radicais, as pessoas precisam de um motivo ou causa para realizar. Então, a seguir está listado os motivos no qual as pessoas pensam em mudar de carreira.

    – Não acha que o propósito de vida está na profissão atual;
    – A decepção por criar perspectivas na área X;
    – O emprego monótono está deixando você desmotivado(a) para buscar evolução;
    – As projeções do mercado estão em baixa e está ficando desanimado;
    – O financeiro não está compatível com o mercado;
    – Desperdício de potencial na área atual;
    – Sente que não quer fazer isso para o resto da vida.

    Consequentemente, essas razões são as mais escutadas por pessoas que não estão satisfeitas com o que fazem diariamente.
    Por isso, se você se identificou, está na hora de pensar em como realizar a sua transição de carreira.

    Como começar a transição de carreira?

    Agora, se a sua decisão for realmente essa, é necessário fazer uma mudança de maneira certa. Veja o passo a passo de como começar a pensar e não se atrapalhar no caminho da transação.

    * Estude as oportunidades
    Inicialmente, é necessário estudar sobre as oportunidades da nova área para realizar uma boa transição de carreira. Além disso, escolha a futura atuação com base nos seus propósitos e competências, e sempre colocando na balança os pós e contras.

    * Preparo mental e financeiro
    No caminho do preparo, é necessário que você pense também no financeiro e no psicológico. Afinal, a reserva financeira é importante para não atrapalhar a sua mente no objetivo e acabar se desmotivando.

    * Invista em networking e qualificações
    Para se integrar na nova carreira, obviamente será preciso uma rede de contato boa. Então, foque principalmente em qualificações educativas. Ou seja, na sua mudança o estudo e os contatos serão extremamente importantes.

    * Tenha planejado as suas ações
    Por fim, depois de fazer um ‘’checkup’’ da sua nova área, será fundamental ter um plano traçado, que incluía objetivos, prazos e metas.
    Por exemplo, se a sua migração for para a área do Marketing Digital, o seu primeiro plano pode incluir arrumar um emprego com essa atuação ou até mesmo abrir sua própria agencia.

    É necessário ter um prazo estabelecido para cada ação profissional, seguir passo a passo para não se atrapalhar e continuar vencendo os obstáculos motivado.
    Em suma, agora só depende de você, deixamos nesse artigo o passo a passo para começar a pensar na sua transação de carreira.

    Mas, continue apostando em conhecimento constante, principalmente quando se refere a sua nova área de atuação. Caso ainda estiver com duvidas referente às mudanças, faça um teste vocacional para descobrir se realmente a sua nova área combina com você.

    Veja dicas incríveis para se dar bem no processo seletivo da Nubank