Pular para o conteúdo

Com medo de pedir um aumento salarial?

    Publicidade

    Em algum estágio da carreira, os trabalhadores estarão em situações em que precisarão de um aumento nos seus salários 

    Porém, se o indivíduo não estiver devidamente preparado, essa ocasião pode ser muito constrangedora. Portanto, é importante que os profissionais façam algumas avaliações sobre a forma e o grau de impacto positivo na empresa.  

    Publicidade

    Só depois de analisar a própria condição o empregado deve organizar uma discussão para pedir um aumento de salário.  

    Publicidade

    Sabemos que como profissionais mais acessíveis, pedir aumento não é uma tarefa fácil.  

    Por isso, veja a seguir alguns argumentos que o profissional podem utilizar na hora de aborda os seus superiores para solicitar o aumento salarial. 

    Dicas para pedir um aumento no salário  

    • Não peça aumento por motivos pessoais 

    Primeiro de tudo, quando for pedir um aumento salarial para a organização, é importante ter argumentos confiáveis e objetivos, pois alguns dos motivos para a necessidade de mais dinheiro não interessa o seu superior.  

    Algumas das afirmações mais comuns, é que não ajuda ninguém a conseguir um aumento são principalmente a vinda de um filho ou dividas adicionais do funcionário. 

    • Veja um local e hora apropriada para pedir aumento 

    Contudo, um erro semelhante dos profissionais são as atitudes inescrupulosa em relação aos chefes. Para solicitar um aumento salarial, é necessário marcar uma reunião com antecedência 

    No entanto, quando muitos funcionários sentem que precisam de um aumento, eles tendem encontrar o seu chefe no café da manhã, ou quando estão trabalhando em projetos em que os dois estão. Por isso, além de ser antiprofissional, também é muito rude e até imaturo.  

    Dessa forma, seu chefe pode se sentir desconfortável ou achar que falta profissionalismo na solução de questões simples. Portanto, esse método é ineficaz. 

    • Não use outra proposta para fazer chantagem 

    Uma estratégia bastante usada para pedir um aumento é dizer que você tem uma proposta de emprego mais interessante do que a sua proposta de trabalhar na empresa atual. Com isso, essa frase pode até ter um efeito positivo.  

    Entretanto, se não for verdade ou seu chefe achar que está sendo chantageado, mesmo que você mereça, ele acabará ignorando qualquer oportunidade de aumentar seu salário. Por isso, essa tática pode dar errado. 

    • Veja se a situação da empresa está viável 

    Se a empresa estiver passando por dificuldades financeiras, mudanças na gestão ou troca de líderes, não é viável pedir um aumento salarial.  

    Nesse contexto, espere uma situação mais adequada para solicitar um aumento salarial. 

    • Pesquise sobre a sua área 

    No entanto, nesse tópico é necessário fazer uma pesquisa para saber quanto o mercado de trabalho está ‘’dando’’ para profissionais que desempenham as mesmas tarefas.  

    Além disso, você também deve avaliar se a remuneração pelo seu trabalho é justa e se o seu trabalho supera as expectativas para a sua posição na empresa. Após essas analises solicite uma reunião já com o valore preparado. 

    • Vá preparado para uma negociação  

    Como acontece com qualquer solicitação feita a terceiros, ela também pode ser rejeitada ou negociada e você precisa estar preparado para essa ocasião. Seu chefe pode te colocar em um cargo diferente do seu e que possua a responsabilidade maior de aumentar seu salário de forma justa.  

    Então, pense se você pode desenvolver outra função na empresa com a mesma eficácia que faz hoje. Outro ponto a considerar é o prazo que seu líder pode estipular para aumentar o seu salário. Por isso, entenda que essa solicitação pode ser demorada ou não.  

    Por exemplo, o reajuste do salário pode ser feito mensalmente, até completar o valor final que foi prometido. 

    • Liste suas qualidades  

    A expectativa dos funcionários que desejam aumento é que sua produtividade seja superior à exigência do trabalho, pois, profissionais que não apresentam boa produtividade não receberão aumento.  

    Ao pedir aumento, mostre ao seu líder suas principais conquistas na empresa e sua solicitação será relevante. 

    • Seja claro e objetivo 

    Quando chegar a hora certa do combinado com seu chefe, não tente iniciar uma conversa diversa e só depois chegar no assunto desejado. Então, seja claro e não use fatores emocionais e pessoais (tipo doenças) como argumentos.  

    Explique o quanto você deseja receber e explique por que seus pedidos são consistentes e a empresa se beneficiará com isso. 

    Para finalizar, não existe uma maneira certa para fazer essa solicitação.  

    Se o seu aumento for rejeitado e você não puder continuar a trabalhar na empresa nas condições em que se encontra, a melhor opção é procurar um emprego que o satisfaça e de deixe motivado a cada dia. 

    A empresa está demorando para dar a resposta da entrevista de emprego? Saiba como cobrar uma posição sobre a vaga

    Marcações: