Como conseguir um novo emprego em apenas 4 passos

Publicidade

Procura por novos ares? Novo salário, novas atividades? Um novo emprego pode mudar a sua vida.

Você que possui esse objetivo, acompanhe esse post e guarde as dicas de ouro que separamos para você ingressar  de uma vez por todas na nova fase da sua vida profissional.

1.     Possua boas indicações

Primeiramente, todos sabem que candidatos indicados para uma seleção tem suas chances de contratação muito maiores perante os outros candidatos que chegaram até ali por meio de um site ou até mesmo da entrega de currículo.

Entretanto, isso não é sinal de que você só deverá concorrer a determinada vaga de emprego nas empresas onde conhece alguém. Contudo, não custa fazer uma simples pesquisa para tentar encontrar alguém que possa lhe ajudar com referência.

Essa pessoa não precisa necessariamente fazer parte da equipe da empresa onde pretende trabalhar, ela pode conhecer alguém também.

O ideal é criar o contato pessoal, como por exemplo: convidá-la para um café, sempre que puder compartilhar u almoço, assim a pessoa entenderá e perceberá sua disposição e lhe passará informações sobre a empresa.

Há também uma opção bastante praticada nos últimos tempos, onde os perfis do LinkedIn mostram as habilidades em comum com aqueles que já fazem parte da equipe da companhia.

2.     Foco no CV (Currículo)

Acima de tudo, esqueça a ideia de escrever uma carta de apresentação no seu currículo. É muito pequena a porcentagem de recrutadores que levam a carta de apresentação parte necessária e importante no cv, grande maioria desconsidera essa parte e vai direto para o currículo em si.

Entretanto, nos dias de hoje é muito comum que os entrevistadores usem softwares para analisar currículos por meio de palavras-chave. Através delas também é constatada a repetição de palavras, até o próprio LinkedIn divulga esporadicamente a lista de palavras-chave mais usadas e que já se tornaram “clichê”.  Portanto, procure evita-las!

Publicidade

3.     Conheça a empresa, mostre isso aos recrutadores

O comércio eletrônico, mídia, educação e tecnologia ocupa o ranking de competitividade no mercado atual, especialmente quando falamos sobre vagas de emprego.

Em outras palavras, a melhor forma de se destacar na seleção para conquistar o cargo desejado é pensar como recrutador. Isso significa se preparar com um estudo sobre a empresa. Sua história, cultura, posicionamento mercadológico, bem como a vaga em que deseja ocupar.

Ainda que o contato com a empresa seja o primeiro, mostrar segurança e conhecimento da mesma e lhe ajudará o suficiente para que entrevistadores te observem com outros olhos.

4.     Demonstre o quanto você realmente quer esse emprego

Em suma, procure mostrar ao entrevistador o quanto você desejar fazer parte da empresa.

Há estudos que apontam uma porcentagem de que 78% dos recrutadores observam e destacam a motivação dos candidatos, demonstração de interesse e energia influencia e muito na contratação. Em outras palavras, seja simpático e positivo, isso ajudará bastante!

Depois disso é muito observado também que o candidato entenda as exigências do cargo, afinal concorrer a uma vaga sem saber exatamente o que será praticado nela é uma tremenda bola fora.

Comunicar-se bem também é um ponto muito analisado pelo setor de RH (Recursos Humanos) das empresas, seja pessoalmente ou por e-mail, ou seja, manter a calma na hora da entrevista ajudará a manter-se com boa postura e comunicação.

Ao responder os primeiros e-mails da empresa, redija-os. É rápido e lhe trará a garantia de uma boa comunicação  virtual.

Para concluir, construa sua rede de referências, mesmo que leve um tempo. Deixe o seu currículo visível para o mercado, e nunca se esqueça da motivação e paciência. Uma carreira de sucesso começa com esses simples e essenciais fatores.

Sucesso e boa sorte!

Publicidade