A nova carteira de identidade (CIN) tem CPF como número principal, QR code e abriga dados de outros documentos. Ttambém conhecida como RG único, traz diversas novidades em relação ao antigo RG, proporcionando mais segurança, praticidade e inclusão.
O documento começou a funcionar a partir de agosto de 2023, a CIN será o único documento válido para identificação em todo o país. O antigo RG ainda poderá ser utilizado até 2027, mas a emissão do novo documento já está disponível em todo o Brasil.
Diferenciais da nova carteira de identidade (CIN)
Confira os principais diferenciais da CIN:
– Número único: o CPF passa a ser o número principal do documento, unificando os sistemas de identificação no país. Isso significa que você não precisará mais decorar dois números diferentes!
– QR Code: um QR Code na parte de trás do documento permite a verificação da sua autenticidade de forma rápida e fácil, mesmo sem internet. Basta usar o aplicativo do Gov.br ou qualquer outro leitor de QR Code.
– Mais segurança: a CIN possui diversos elementos de segurança que dificultam a falsificação, como impressão holográfica, tinta invisível e microimpressão.
– Dados de outros documentos: a nova identidade pode armazenar dados de outros documentos, como carteira de motorista, título de eleitor e CNH. Isso significa que você poderá levar menos documentos consigo!
– Nome social: a CIN é um documento mais inclusivo, pois permite a inclusão do nome social sem distinção do nome civil.
– Versão digital: além da versão física, a CIN também possui uma versão digital que pode ser acessada através do aplicativo do Gov.br.
Como tirar a nova carteira de identidade (CIN)?
A emissão da CIN é gratuita e pode ser feita online ou presencialmente.
Online:
– Acessar o portal do Governo Federal (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/teste-css/identidade-digital/carteira-de-documentos-digitais) e sigauir as instruções.
– Os interessados precisarão ter um CPF válido e conta no gov.br.
– Após a solicitação, a CIN será enviada para o endereço de quem solicitou pelos Correios.
Presencialmente:
– Procurar um posto do Poupatempo ou outro órgão de identificação autorizado.
– Levar consigo os documentos necessários, como certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência.
-A CIN será emitida na hora.
Maiores informações sobre a nova carteira de identidade (CIN)
– Site do Governo Federal: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/teste-css/identidade-digital/carteira-de-documentos-digitais
– Central de Atendimento do Governo Federal: 135