Como se comportar no programa Jovem Aprendiz

Publicidade

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa que tem aberto oportunidades para milhões de jovens entre 14 e 24 anos de idade entrarem no mercado de trabalho. Através desse programa é possível ingressar no primeiro emprego, bem como adquirir experiência profissional.

Contudo, para garantir uma boa impressão e aumentar as chances de um contrato em tempo integral no futuro, o participante dessa iniciativa precisa saber se comportar. Ter atitudes profissionais é essencial para mostrar todo o potencial.

E pare te ajudar, separamos nesse post algumas dicas de como se comportar no programa Jovem Aprendiz. Confira!

Como se comportar no programa Jovem Aprendiz: Evite o excesso de brincadeiras

As brincadeiras entre os colegas de trabalho são muito comuns no ambiente de trabalho. Principalmente como uma forma de entrosamento.

Contudo, evite o excesso. Lembre-se sempre que a sua função no local é cumprir as funções do cargo. Ficar só de brincadeira irá demonstrar falta de responsabilidade e profissionalismo.

Não deixe os estudos de lado

Uma das exigências do programa Jovem Aprendiz é que o participante mantenha um bom desempenho escolar, por isso mesmo que a carga horária do expediente é menor, apenas 6 horas. Ficar faltando e tirar notas baixas pode gerar a eliminação da iniciativa.

Então não deixe os estudos de lado. Foque neles pois eles terão papel fundamental no seu futuro profissional.

Mostre sempre proatividade

Os empregadores de modo geral estão em busca de colaboradores que vistam a camisa. Ou seja, que estejam dispostos a se doarem em prol da empresa e assim crescerem com ela.

Publicidade

Logo, um dos comportamentos que o participante do programa Jovem Aprendiz precisa ter é proatividade. Sempre se mostre disposto a aprender mais e ter novas responsabilidade.

Isso mostrará o seu real interesse em se manter na empresa e crescer dentro da Organização. Com isso as chances de efetivação serão maiores.

Pergunte sempre que tiver dúvida

Como o próprio nome do programa Jovem Aprendiz o foco dessa iniciativa é o aprendizado. Por isso mesmo que dentro da iniciativa, além de ter um expediente mais moderado, você ainda fará um curso de capacitação.

Ninguém espera que um aprendiz entre na empresa já sabendo tudo.

Por isso mesmo sempre pergunte quando você tiver dúvida. Seja no curso ou até mesmo no ambiente de trabalho.

Todo aprendizado é válido e os empregadores valorizam profissionais que estão sempre dispostos a se aperfeiçoar. Então sempre questione e busque aumentar o seu nível de conhecimento.

Estimule os relacionamentos interpessoais

Trabalhar em grupo é um quesito obrigatório na maioria massiva das empresas. Você terá que trabalhar em conjunto com outros profissionais em algum momento.

Por isso mesmo que você deve estimular esses relacionamentos interpessoais. Saiba alinhas os seus talentos aos dos colegas para alcançar os melhores resultados e assim mostrar não só o seu potencial, mas o da equipe como um todo.

Com essas dicas comportamentais simples, será mais fácil ter um bom desempenho no programa Jovem Aprendiz.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então aproveite para deixá-la nos comentários.

Publicidade