Dicas para aumentar a autoconfiança durante uma entrevista de emprego

Publicidade

Muitos candidatos chegam na entrevista  de emprego nervosos e sem realmente saber como demonstrar seu potencial. Se esse é o seu caso, saiba que existem algumas dicas para aumentar a autoconfiança que você pode colocar em prática.

Contudo a autoconfiança é indispensável nesse momento. Afinal de contas, o entrevistador está em busca de um profissional que possa assumir responsabilidades, e que demonstre todo o seu potencial.

Confira abaixo algumas dicas para aumentar a autoconfiança na entrevista de emprego, bem como demonstrar isso ao seu entrevistador.

Dicas para aumentar a autoconfiança: Conheça as 4 melhores

Dicas para aumentar a autoconfiança durante uma entrevista de emprego

Dicas para aumentar a autoconfiança durante uma entrevista de emprego

 

1.    Antes da entrevista, faça uma retrospectiva da sua história

Uma das dicas para aumentar a autoconfiança é fazer uma retrospectiva da sua história antes da entrevista. Repense em todas as suas experiências até então, sejam elas profissionais, bem como acadêmicas ou pessoais, e que possam agregar algo a vaga.

Analise também todas as suas competências, e como elas foram úteis nos seus empregos anteriores. Isso já lhe ajudará a entender todo o seu potencial como profissional.

2.    Faça uma ampla pesquisa sobre a empresa

Mais uma das dicas para aumentar a autoconfiança é pesquisar sobre a empresa antes da entrevista de emprego. Veja quais são as premissas dela, com o que ela trabalha, assim como qual o perfil de profissional que ela procura.

Publicidade

Quando você conhece o empreendimento aonde tentará uma vaga, fica mais fácil pensar em como demonstrar o seu potencial para o entrevistador.

3.    Treine muito antes

Se você não quer ser pego desprevenido em nenhuma pergunta, ensaie muito antes. Faça uma lista de todas as possíveis perguntas, e grave um vídeo como se estivesse respondendo elas para o entrevistador.

Depois, veja a gravação e avalie quais pontos podem ser melhorados. Esse tipo de ensaio prévio irá te ajudar a se sentir mais confiante no momento da entrevista. Afinal de contas, você saberá a melhor forma de responder, bem como se portar frente ao entrevistador.

Repita esse ensaio quantas vezes forem necessárias. Quanto mais você treinar, mais confiante se sentirá.

4.    Não foque sua atenção nos feedbacks negativos

Os feedbacks negativos acontecem com todos. Não importa se você está entrando agora no mercado, ou se já está há anos no nicho.

Por isso, não foque a sua atenção nas coisas que deram errado na sua vida profissional. Isso só te fará ficar mais inseguro, e até mesmo abalar a sua autoestima.

O ideal é que você foque nas coisas positivas que aconteceram na sua carreira. Inclusive, vale à pena voltar lá para a primeira dica.

Na nossa vida, a tendência é darmos mais importância para as coisas negativas. Geralmente nos lembramos dos nossos erros com mais facilidade do que dos nossos acertos.

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, foque justamente nas coisas boas. Assim, você se sentirá mais confiante, sabendo de todo o seu potencial e das suas conquistas.

Conclusão

Essas são algumas dicas para aumentar a autoconfiança. Sempre que for fazer uma entrevista de emprego, coloque elas em prática com antecedência. Essa preparação fará toda a diferença na hora de falar com o entrevistador e mostrar o seu potencial.

 

Publicidade