Você sabia que ao se candidatar no Programa Jovem Aprendiz CIEE as chances de conseguir o tão esperado primeiro emprego são muito maiores!
Isso porque o programa em forte parceria com empresas participantes abre vagas periodicamente. Interessante não é! Então acompanhe este post e saiba tudo sobre e detalhes.
Sobre o Aprendiz CIEE
Primeiramente ao decidir ingressar na vida profissional os jovens enfrentam alguns desafios logo de primeira. Especialmente por conta da pouca idade assim como experiência profissional também.
Então desde 2000 esses desafios passaram a ser simplificados com a criação do Programa Jovem Aprendiz com base na Lei do Aprendiz que passou a entrar em vigor em 2005
Consequentemente a lei designa uma porcentagem de 5% a 15% de mão de obra aprendiz a empresas que obtenham no mínimo mais de cinco funcionários com registro em carteira.
Portanto a probabilidade de o primeiro emprego chegar logo é definitivamente maior além de o trabalho para menores de idade se tornar legal.
O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é uma associação nacional de direito privado, isenta de fins lucrativos que tem a importante função de intermediar o processo seletivo entre o jovem e a empresa.
Quem pode se inscrever
Acima de tudo para participar do programa é preciso cumprir algumas exigências feitas pelo próprio governo, entretanto a empresa contratante pode criar suas próprias regras após cumpridas as de origem. Confira quais são:
- Ter idade a partir de 14 até 24 anos;
- Estar cursando o ensino médio ou fundamental, se já concluído poderá participar também;
- Ser estudante nato do ensino público;
Benefícios Aprendiz CIEE
Participantes do programa têm benefícios garantidos por lei assim como funcionários fixos da empresa contratante. Afora isso a mesmo pode inserir outros benefícios contanto que não atrapalhe os estudos do menor. Veja quais são:
- Carga horária de 4h a 6h trabalhadas por dia;
- Salário correspondente;
- Férias;
- FGTS;
- Auxílio alimentação;
- Vale transporte.
No entanto é importante observar que o funcionário contratado pelo CIEE terá formação profissional através dos cursos citados abaixo:
- Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos;
- Inserção digital;
- Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos;
- Comércio e varejo;
- Logística;
- Auxiliar de produção industrial;
- Auxiliar de alimentação;
- Arco bancário jovem.
Inscrição
O Aprendiz CIEE disponibiliza duas maneiras para se inscrever no programa:
- Entregue seu currículo em mãos após completar sua ficha de inscrição pessoalmente em qualquer ponto de atendimento da instituição mais próximo de você.
- Acesse o site oficial CIEE e selecione a opção “Estudantes” e depois “Fazer meu cadastro”. Complete a ficha de cadastro registrando seu interesse por vagas.
Em suma a instituição em si ficará responsável pela seleção dos inscritos, assim como a realização da entrevista e contratação.
Cadastre-se e boa sorte!