Pular para o conteúdo

Nômades Digitais: Conheça o estilo dessa modalidade profissional 

    Publicidade

    Atualmente, vivemos em um mundo tecnológico, conectado por computadores, redes sociais e mensagens instantâneas.  

    Qualquer pessoa de um lado do mundo pode se conectar facilmente com o outro com apenas alguns cliques, sem complicações sérias. Por isso, os ‘’Nômades digitais’’ surgiram neste contexto. 

    Publicidade

    No entanto, talvez você já conheça o termo, especialmente quando lê histórias de pessoas que abandonaram seus empregos fixos e começaram a trabalhar por conta própria.  

    Publicidade

    Então, a possibilidade de trabalhar online, somada à possibilidade de viajar pelo mundo com mais facilidade do que nunca, mudou os objetivos e sonhos de muitas pessoas.  

    Todavia, é possível trabalhar todos os dias, ter uma boa carreira, ganhar dinheiro e ainda viajar pelo mundo. Saiba mais sobre nômades digitais no texto abaixo! 

    O que são os nômades digitais? 

    Como você já deve saber, o termo “nômades” refere-se especificamente a povos antigos e a pessoas que não têm residência fixa.  

    Então, esse termo “Nômade digital” traz essa ideia até os dias de hoje. Por isso, é utilizado para descrever profissionais que trabalham online 

    Portanto, não precisam realizar seu trabalho nas empresas e muito menos nos escritórios físicos. 

    Seguindo essa linha de pensamento, já imaginamos de primeira que o escritório desses profissionais é o mundo afora.  

    Essas pessoas não conhecem e não sabem muito bem sobre um ambiente ‘’monótono’’, isso porque praticamente todos os dias são diferentes.  

    Mas, para se ter uma noção, é bastante comum encontrar profissionais que vivem nesse estilo, como por exemplo, designers, fotógrafos e redatores. 

    Além disso, antes de mostrarmos como trabalham, vamos quebrar esse famoso mito de que nômades trabalham nas praias.  

    Quando você pensa em nômades digitais, você pensa naquelas fotos do Instagram, pessoas na praia com os pés levantados, laptops no colo e trabalhando em frente ao mar.  

    O calor e a areia podem danificar os equipamentos tecnológicos de trabalho. Então, as publicações com essas imagens são apenas para as redes sociais. 

    Como trabalham? 

    Esses profissionais viajam com frequência, seja por dias ou meses, e ganham dinheiro com seu trabalho online. 

     Não existem cargos específicos para esses trabalhadores. Como foi citado acima, desde haja uma boa conexão a internet qualquer profissional que possa resolver os seus serviços de forma online pode ser um nômade.  

    Entretanto, é necessário afirma que nem todos os profissionais que trabalham remotamente são necessariamente ‘’nômades’’. 

    Portanto, um nômade digital é uma pessoa que se move e fornece serviços online constantemente.  

    Embora, algumas profissões como, marketing digital, escrita e o design sejam funções potenciais de nômades, não existe uma restrição para migrar nesse modelo de mercado.  

    Contudo, hoje em dia existem serviços na internet de mensagens e videochamada que possibilitam que as pessoas façam reuniões e realize serviços online sem estar presente fisicamente. 

    Onde esses profissionais vivem? 

    Entretanto, esclarecemos acima que esses trabalhadores podem viver em qualquer lugar.  

    Porém, por razões especificas, existem lugares que são mais apropriados para nômades, como ambientes que permitem um baixo custo de vida, infraestrutura boa, internet e outras questões. 

    Quais são as vantagens de ser um nômade? 

    Primeiramente, a lista de vantagens é imensa. Mas, o maior benefício de todos é viver diariamente culturas novas em lugares diferentes.  

    Por isso, os tópicos abaixo vão mostrar quais são os pontos positivos em ser um nômade digital. 

    • Qualquer lugar vira ambiente de trabalho: Esse ponto é o mais claro. Não importa se está no campo, em um país, praia ou em outros lugares. O profissional pode seguir carreira em qualquer endereço ou local, desde que tenha internet boa e não precise ficar horas em escritórios trancados. 
    • Satisfação pessoal: Quando se trabalha em um ambiente por anos, facilmente a pessoa fica esgotada. Mas, ser um profissional ‘’livre’’ faz com que a pessoa tenha influencia em buscar a satisfação pessoal. 
    • Poder viajar o mundo: Um ponto positivo é conhecer o mundo com os próprios olhos, sendo sozinho ou até acompanhado. 
    • Não ter horário fixo: O profissional pode trabalhar a hora que quiser. Com isso, a qualidade de vida é uma vantagem imensa para essas pessoas. 

    Quais são as desvantagens de ser um nômade? 

    Agora, quando falamos em desvantagens, muitas pessoas que migram para esse modelo de trabalho sabem desses maléficos.  

    Por isso, para deixar você ciente vamos listar a seguir as desvantagens. Mas, lembrando que todas profissões existem riscos, assim como se tornar um nômade. 

    • Instabilidade financeira: Essa questão é frequentemente enfrentada por todos profissionais desse modelo de trabalho. Assim como quem trabalha por conta, o nômade também sofre pela instabilidade financeira. 
    • Encontrar serviços: Entretanto, o maior desafio é encontrar emprego, serviços ou até mesmo criar um negócio. Até atingir um determinado nível de segurança o profissional deve pensar bastante nessa questão. 

    Pensando nisso, como colocamos os benefícios e maléficos. Agora, explicaremos os passos iniciais de como se preparar para se tornar um profissional desse modelo. Leia a seguir com atenção. 

    Como se tornar um nômade digital? 

    Acima de tudo, para se tornar um profissional independente, ter um planejamento é a principal peça para a transição de trabalho.  

    Caso você trabalhe para uma empresa que forneça uma certa liberdade, veja a seguir tópicos para se planejar e ser um nômade. 

    • Planejamento financeiro: Primeiramente, antes de tudo é preciso se planejar financeiramente. Os primeiros meses podem ser complicados e com muitos perrengues. Por isso, organize suas contas e dívidas, para não ficar com problemas assim que começar a transição de carreira. Embora, seja difícil no começo, logo se acostumará. 
    • Se prepare para imprevistos: Contudo, mesmo que os detalhes estejam certinhos. Os imprevistos podem ocorrer mesmo que você leve tudo que precise na mochila, no roteiro e com o financeiro. Circunstancias sempre surgiram, os chamados ‘’perrengues’’ serão fundamentais nessa sua jornada para adquirir conhecimentos. 
    • Estude o Inglês: Esse ponto nem precisa ser muito falado. Atualmente, sabemos que falar o idioma inglês é necessário. Para não incluir esse perrengue na sua lista vá preparado para não passar dificuldades. Afinal, praticamente metade do mundo fala a língua inglesa e além disso, oportunidades surgem para profissionais qualificados. 
    • Faça bastante Networking: Ter uma rede de contato é essencial para se tornar um profissional desse modelo. Possuir um Networking, com pessoas e empresas pode auxiliar nessa jornada de conseguir trabalhos. 

    Para finalizar, esse novo modo de serviço nem sempre será confortável e estabilizado.  

    Por isso, é preciso estar preparado e ciente que passará por problemas, mas isso ajudará sempre no crescimento pessoal. 

    A empresa está demorando para dar a resposta da entrevista de emprego? Saiba como cobrar uma posição sobre a vaga