Quanto ganha um Jovem Aprendiz? Entenda o programa e seus benefícios

Sabemos que o Programa Jovem Aprendiz criado pelo Governo Federal possui diversas parcerias com empresas que atendem a Lei do Aprendiz na qual ampara e garante trabalho legal ao jovem que deseja iniciar sua vida profissional e não possui experiência. Consequentemente, essa parceria abrange diferentes setores do mercado.

Publicidade

Portanto, a dimensão do programa torna possível que jovens que se identifiquem com o setor comercial, industrial, comunicativo entre outros escolham em qual área atuar conforme sua identificação com o setor.

Publicidade

No entanto, é muito comum que os jovens que ainda não façam parte do programa se façam a seguinte pergunta: quando ganha um Jovem Aprendiz? A equipe Ideal Empregos te responde. Acompanhe este artigo e saiba tudo sobre!

Publicidade

O programa Jovem Aprendiz

Acima de tudo, é importante falarmos um pouco sobre o programa que foi criado em 2000 e passou a valer em 2005 com o intuito de potencializar a economia nacional além de disponibilizar ao jovem inexperiente no mercado de trabalho a oportunidade do primeiro emprego.

Então, a Lei da Aprendizagem garante a este público o primeiro contato com o mundo profissional juntamente com aprendizado diário além de benefícios. A duração do programa é de até 12 meses (2 anos) e durante este período  jovem absorverá conhecimento na prática dentro da empresa contratante e na sala de aula.

A empresa contratante é a parceira do programa que atende a Lei na qual determina que negócios empresariais considerados medianos e grande porte devam contratar de 5% a 15% de jovens aprendizes em seus times de funcionários.

Benefícios Jovem Aprendiz

Depois disso, outra dívida bastante frequente é sobre os benefícios oferecidos ao participante. Por isso, selecionamos os principais previstos em lei fornecidos ao jovem. Confira a seguir:

  • Auxílio alimentação;
  • Contribuição ao FGTS (Funde de Garantia de Tempo e Serviço);
  • Registro em carteira de trabalho na categoria Aprendiz;
  • Benefício Previdência Social;
  • Auxílio transporte;
  • Férias;
  • Décimo terceiro;
  • Salário.

Vale lembrar que algumas empresas podem oferecer demais benefícios ao jovem como plano odontológico entre outros por conta própria.

Salário Jovem Aprendiz

E por falar em salário… Qual o valor pago ao jovem que participa do programa além dos benefícios? A informação importante na pode faltar ao se candidatar para o programa na é mesmo!

Portanto, é importante lembrar que a contratação do jovem é feita diretamente na carteira de trabalho com registro especial: Jovem Aprendiz.

Sendo assim, seu salário será diferenciado de um trabalhador CLT. Afinal, o programa determina que o jovem trabalhe apenas de 4 a 6 horas trabalhadas para que o mesmo consolide com a jornada escolar.

Portanto, segundo o mercado de trabalho aprendiz o salário fornecido ao jovem varia de R$653,00 até R$1.581,00. Contudo, não se esqueça que estes valores variam de uma empresa contratante para a outra, bem como, os benefícios.

Veja também: 5 dicas para se tornar um digital influencer de sucesso!