Pular para o conteúdo

Siglas corporativas, desvende agora o que é CEO, CFO, CMO, CTO

    Publicidade

    As siglas corporativas mais comuns parecem ter inúmeros sentidos, afinal podem intitular diversos cargos e funções.
    Por isso, entender o real significado de cada uma delas pode trazer vantagens em sua vida profissional, afinal o determinado conhecimento pode destacá-lo em um processo seletivo e posteriormente auxiliar no processo de adaptação no ambiente de trabalho.

    Por isso, trazemos neste artigo as principais siglas que se fazem necessárias no mundo corporativo.
    Portanto, este conteúdo irá expandir seu conhecimento além de de possivelmente despertar em você o sonho de alcançar determinada titularidade dentro de uma empresa. Acompanhe!

    Publicidade

    CEO(Chief Executive Officer)

    Acima de tudo, o CEO é o Executivo Chefe ou Diretor Executivo, é o maior cargo de uma empresa, principalmente por ser responsável por tomadas de decisões estratégicas finais.
    Portanto, ele é responsável pela gerência de recursos e operação para conseguir alcançar resultados. Geralmente este cargo é ocupado pelo dono ou fundador da empresa, ele funciona como um presidente corporativo e é um cargo de chefia alto e comum atualmente.

    Publicidade

    CFO(Chief Financial Officer)

    Depois disso, o CFO (Chief Financial Officer) equivale ao Diretor Financeiro, assim como o CEO que gerencia as decisões estratégicas, ele gerencia decisões financeiras.
    Apesar de o CEO estar acima hierarquicamente, o diretor financeiro é o responsável pelas decisões de utilização dos recursos financeiros.

    Cargo muito relevante e que toma diversas decisões corporativas importantes, ele é um dos cargos mais altos do profissional especialista na área de finanças.
    Afinal, a vida financeira de uma empresa carrega tamanha responsabilidade para existência e funcionamento de excelência da mesma.

    CMO (Chief Marketing Officer)

    O Chief Marketing Officer, é como um Diretor de Marketing, ou seja, igualmente outras funções em que toma decisões estratégicas.
    Portanto, esse função faz parte do setor de marketing. Com isso, esse profissional é responsável por ser o principal gestor da marca no mercado, por isso é a pessoa que está atenta ao mercado.

    Ele é responsável por ações que trarão novos clientes, além disso criar um relacionamento com cliente.
    Por isso, todas as ações para aumento de vendas, posicionamento da marca no mercado, estratégias mercadológicas, busca por novidades tecnológicas benéficas a marca, entre outras importantes atividades relacionadas a marca fica totalmente na responsabilidade do profissional CMO.

    Monte seu próprio negócio: Tabacaria, o negócio da moda! Saiba como montar uma tabacaria

    CTO (Chief Technical Officer)

    Essa função é conhecida como Diretor de Tecnologia, assim como o CMO é uma função que busca novas tecnologias. Essa também está sempre procurando novas formas de melhorar o ambiente e as estratégias da empresa através de melhorar seus recursos tecnológicos.

    Além disso, o diretor de tecnologia procura melhorar o produto final através dos melhores caminho digitais. Por isso, é um profissional que tem que estar sempre em busca de novas oportunidades no mercado, principalmente pela globalização.

    Cada vez mais rápido, traz novidades e novas funções mudando a forma de consumir, mudando até mesmo a maneira de comunicação.
    Em suma, as siglas citadas acima ocupam atualmente um dos principais cargos necessários dentro de uma empresa de sucesso.

    Afinal, são os principais pilares para gerir um negócio. O que achou? Já pensou em ocupar um cargo tão renomado como algum desses? Comente aqui e compartilhe esse conteúdo com quem se interessa pelo conteúdo.

    Veja também: Jovem Aprendiz Gerdau – Tudo sobre inscrições, benefícios e salário