Aprenda algumas regras para elaborar um bom currículo

Publicidade

Você deseja ingressar ao mercado de trabalho, porém não sabe por onde começar? Bom o currículo pode ser um ótimo começo.

O currículo será o seu documento profissional, na qual dirá as suas competências. Ele deve ser muito bem feito, pois será o primeiro contato da empresa com você.

Primeiramente escolha qual tipo de currículo você deseja fazer o simples ou o mais enfeitados e elaborados. Após a escolha da formatação e design do currículo, vamos ao que importa o conteúdo.

Estrutura de um currículo

O currículo tem que ser prático, ter o máximo de informações úteis para a vaga desejada e sem informação desnecessária.

Se Identifique

Primeiramente, deixe destacado no currículo seu nome, endereço, idade, estado civil, telefone, e-mail. Para que assim a empresa saiba quem você é logo de imediato.

Resume todo o currículo

Deixe bem claro, em poucas palavras, o que virá a seguir no currículo, que tipo de profissional e as atribuições que o mesmo atribuirá a empresa.

Objetivo profissional

Explique a onde você deseja chegar profissionalmente. Quais suas ambições e metas a serem alcançadas. Desta maneira a empresa irá conseguir avaliar os seus interesses com as dela.

Experiência profissional

Nesta área você deverá colocar todos os lugares que você já trabalhou. De preferência aquelas que acrescente conhecimento para a vaga desejada. Lembre-se de colocar a data de inicio e fim do contrato.

Formação acadêmica

Coloque nessa área, todos os cursos que você fez, que acrescente conhecimento ao seu ser. Lembre-se sempre de colocar a data de inicio e fim do mesmo.

Publicidade

Informações adicionais

Coloque aqui experiências que ajudem na sua formação profissional. Você pode colocar coisas como, palestras assistidas, trabalhos voluntários, aulas dadas e etc.

Revise o seu currículo

Nunca deixe de olhar todo o seu documento. Repare se existe algum erro ortográfico ou qualquer outro. Esse documento será entregue a empresa que você deseja trabalhar, então ele deve ser o melhor possível.

Não coloque informações falsas.

Mentira tem perna curta, então se você colocar alguma informação no currículo que seja falsa, logo logo você será desmascarado. O fato de você querer muito um emprego, não quer dizer que você tem que fingir ser o melhor funcionário para aquilo. Você deve achar o melhor emprego para você e a empresa o melhor funcionário. Não gostaríamos que a empresa mentisse para a gente, então faça o mesmo.

Provas sobre experiências

O currículo deve ser apenas uma apresentação do profissional, provas sobre os cursos e os trabalhos realizados anteriormente não serão necessários. Contudo é muito importante que na entrevista você leve todos os certificados e carteira de trabalho. Não é comum, porém se solicitado, é bom ter em mãos todos esses documentos. Desta forma, você poderá ganhar pontos por se planejar corretamente.

Bom, esse passo a passo poderá te ajudar muito na criação de um currículo. O ideal é que o currículo não passe de uma página, porém se você tiver uma grande bagagem profissional, tudo bem o mesmo chegar a duas ou três páginas. Mas lembre-se, isso só será aceito, caso você tenha muita informação útil que acrescente no seu profissional.

Simples não? é só ser objetivo e não exagerar muito nas informações, não minta e coloque tudo em seu devido lugar. Lembre de deixa-lo bem atraente visualmente, colocando linhas ou detalhes a sua escolha que deixe o currículo esteticamente mais atraente.

Publicidade