Como responder à pergunta: Por que devo te contratar?

Publicidade

A pergunta “por que devo te contratar” é muito frequente em entrevistas de emprego bem como em outros processos seletivos. E muitos candidatos acabam ficando sem saber o que responder nessa hora. 

Contudo, é importante se preparar para esse tipo de questão, pois ela pode ter grande peso na avaliação. Nesse momento o recrutador quer avaliar a sua capacidade de “se vender” profissionalmente. 

Ou seja, como você consegue mostrar suas habilidades e competências que te fazem ideal para a vaga. Para te ajudar, separamos nesse post algumas dicas sobre como responder à pergunta “por que devo te contratar”. Confira! 

 

Por que devo te contratar? Dicas para responder a essa pergunta 

 

  1. 1.    Planeje a sua resposta um dia antes 

Tendo em mente que esse tipo de pergunta cai quase sempre nos processos seletivos, nada de ir despreparado para a entrevista. Planeje o que vai responder com pelo um dia de antecedência. 

Veja quais pontos deseja ressaltar, e como demonstrar eles ao entrevistador. 

  1. 2.    Utilize exemplos para justificar sua resposta 

Se você vai falar de suas competências e habilidades, é importante dar exemplos que justifiquem as suas respostas. Falar simplesmente, por exemplo, que você consegue trabalhar com metas não adianta. 

Além de ressaltar essa competência, cite algo que comprove ela. Por exemplo “A empresa deve me contratar porque sei lidar bem com metas. Na minha última experiência minha meta de vendas dobrou e eu consegui realizar cerca de 10% a mais do esperado.   

Publicidade
  1. 3.    Não se vitimize 

Um dos grandes erros na hora de responder à pergunta “por que devo te contratar” é se vitimizar. Responder coisas como “Porque eu preciso muito desse emprego” ou “Eu tenho dois filhos para sustentar” é totalmente inadequado. 

Tenha em mente que o recrutador está na entrevista para avaliar se você é um bom candidato para a vaga. Logo, dar esse tipo de resposta não vai demonstrar nada do seu perfil profissional. 

Use esse momento com sabedoria e fale de suas qualidades assim como dos seus pontos fortes. 

  1. 4.    Use o anúncio como base para elaborar a sua resposta 

Mais uma das dicas de como responder à pergunta “por que devo te contratar” é usar o anúncio da vaga como base para a sua resposta. 

Nele o recrutador colocou tudo aquilo que espera de um candidato. Então use isso para desenvolver a sua resposta. 

Isso quer dizer que você deve repetir o enunciado? Não! Por exemplo, se a o anúncio diz que inglês intermediário é um diferencial, mas você não tem esse nível de fluência, então não minta. 

O que você deve fazer é usar as informações para desenvolver sua resposta, usando suas competências. Será necessário adaptar as informações, e, claro, dizer apenas a verdade. 

  1. 5.    Não seja arrogante 

Apesar desta ser a hora de mostrar suas qualidades, cuidado para não ser arrogante. Dizer coisas como “Porque eu sou o melhor candidato que você vai encontrar” passará uma imagem negativa. 

Prefira usar informações concretas do seu currículo, tais como experiência, bem como cursos, recomendações e etc. 

O mais importante de tudo é não “congelar” ao escutar a pergunta “por que devo te contratar”. Se prepare com antecedência e dê uma resposta que irá demonstrar seu perfil profissional. 

Publicidade