O programa Jovem Aprendiz Sicredi vem se tornando uma excelente oportunidade para jovens que não possuem experiência profissional, especialmente á aqueles que se interessam pelo setor administrativo. Afinal as funções exercidas pelo participante do programa são voltadas á administração.
Portanto, se você procura pela oportunidade em iniciar sua trajetória profissional ou conhece alguém com este perfil. Acompanhe este artigo e saiba tudo sobre a parceria da Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e o Programa Jovem Aprendiz criado pelo Governo Federal no qual já abriu portas a milhares de jovens que enfrentavam dificuldade em conquistar sue primeiro emprego.
Sobre o Jovem Aprendiz Sicredi
Acima de tudo, vamos entender um pouco sobre o programa. Afinal o projeto Jovem Aprendiz nasceu em 2000 e passou a valer em 2005 com o intuito de inserir jovens inexperientes no mercado de trabalho através da segurança e legalidade que a Lei do Aprendiz trás ao participante do programa. Posteriormente, esta lei determina que empresas de médio e grande possuam o dever de contratar o mínimo de 5% a 15% de jovens aprendizes para comporem seus quadros de funcionários. Dentre os critérios que regem a lei também estão os direitos trabalhistas ao jovem, citados a seguir neste artigo.
Por isso, a Sicredi é parceira do programa. Afinal, a empresa cooperativa de crédito de origem brasileira representada por aproximadamente 1.707 agências está no mercado desde 1901. Portanto, enquadra-se no porte de empresas participantes. Depois disso, vale ressaltar que assim como a lei exige que empresas a atendam o mesmo acontece com jovens. Sendo assim, interessados em participar do programa deverão cumprir aos critérios do mesmo.
Afinal, quais critérios são esses?
Posteriormente, conforme citamos acima o programa exige que interessados em ingressar na jornada aprendiz devam atender aos critérios. Portanto, confira quais são esses critérios a seguir:
- Estar cursando ensino fundamental ou médio. Se já concluído o jovem também poderá participar, basta apresentar documentos necessários;
- Possuir idade entre 14 e 24 anos;
- Fazer parte do grupo baixa renda, em outras palavras, a família do interessado deverá receber apenas dois salários mínimos;
- Estar disponível no horário oposto aos estudos ou de 4h a 6h.
Benefícios Jovem Aprendiz Sicredi
Depois disso, a lei que rege o programa garante ao jovem participante todos os seus direitos trabalhistas assim como qualquer outro profissional. Veja quais benefícios são esses:
- Registro em carteira de trabalho;
- Valei transporte;
- Vale refeição;
- Curso de capacitação profissional;
- FGTS;
- 13º salário.
Após dois anos de atuação na empresa como jovem aprendiz, vale lembrar que a mesma disponibiliza a possibilidade de efetivação. Portanto, vale a pena dar o melhor de si! Pois será possível dar início a um plano de carreia através da primeira oportunidade.
Quais atividades são exercidas pelo Aprendiz Sicredi?
É muito comum que a curiosidade sobre o que será feito no primeiro emprego surja, não é mesmo! Por isso, citaremos a seguir o as atividades exercitas pelo aprendiz. No entanto, vale lembrar que o mesmo não ficará responsável por atividades de grande porte na empresa. Confira o que faz um Jovem Aprendiz Sicredi a seguir:
- Atendimento ao público;
- Digitação de documentos;
- Apoio aos colegas de trabalho;
- Digitação de documentos.
Como se inscrever?
Em suma, todo o processo de inscrição é feito diretamente pelo site da Sicredi. O passo a passo é bem simples. Basta acessar o site oficialSicredi e selecionar a opção ‘Trabalhe conosco’. Para facilitar, inserimos o link aqui. Depois disso, selecione a região em que a vaga lhe interessa, no caso APRENDIZ. Consequentemente, as vagas em aberto aparecerão, então é só selecionar alguma delas e realizar o cadastro a vaga. Pronto, assim que registrar seu interesse é só aguardar e não se esqueça de ser positivo. Boa sorte!